sábado, 14 de novembro de 2015

Tumores Odontogenicos mistos

Fibroma ameloblastico



 Neoplasia mista real (verdadeiro) , tanto epitélio quanto mesênquima apresentam comportamento neoplásico (se multiplicam). Comum em crianças e adolescentes.
Mais comum em mandíbula posterior. Radiograficamente: lesões uni ou multiloculares, radiolúcidas com limites precisos, presença de dentes inclusos é comum.
Histologicamente apresenta Cordões longos e estreitos de epitélio odontogênico em um estroma de tecido conjuntivo  primitivo  (células imaturas) ricamente celularizado.

FIBRO-ODONTOMA AMELOBLÁSTICO
Esta também é uma lesão mista (com células epiteliais e mesenquimais), se diferencia do fibroma ameloblastico pela presença de calcificações.





O componente de tecido mole do tumor é igual a um fibroma ameloblástico. Existe ainda a Formação de estruturas  semelhantes as dentárias (calcificadas)






ODONTOMA:

São proliferações benignas consideradas hamartomas compostas de esmalte, dentina, cemento e polpa em quantidades variáveis. Relativamente comuns, são subclassificados nos tipos composto e complexo. 

Os odontomas compostos são constituídos de múltiplas (ocasionalmente 100 ou mais) estruturas semelhantes a um dente.

Os odontomas complexos consistem em massa de esmalte, dentina e cemento distribuídos de forma aleatória. 

Os tipos complexo e compostos ocorrem com a mesma frequência e são mais encontrados na maxila do que na mandíbula.  São detectados por exame radiográfico de rotina, são pequenos e raramente excede o tamanho de um dente.  A  maioria associa-se a coroas de dentes  não-irrompidos, porém também podem ocorrer entre as raízes de dentes irrompidos.

Normalmente o aspecto radiográfico é diagnóstico, separando um pequeno contorno radiolúcido a proliferação do osso normal circunjacente




Odontoma complexo



Odontoma composto: Multiplos dentículos




Nenhum comentário:

Postar um comentário