domingo, 21 de agosto de 2016

Celulite

Se um abscesso não é capaz de drenar através da superfície cutânea ou para o interior da cavidade oral, ele pode disseminar difusamente atraves dos dos tecidos moles.
Esta disseminação edemaciada da infecção acompanhada de um processo inflamatório agudo é denominada celulite

A angina de Ludwig, uma celulite freqüentemente originada de infecção dentária, embora incomum, é uma condição importante pois apresenta risco iminente de obstrução de vias aéreas. Nessa patologia o que temos é o acumulo de pus nos tecidos moles dos espaços sublingual, submandibular e submentoniano.  O sucesso do tratamento é baseado no seu reconhecimento precoce, uso de antibióticos adequados, manutenção da via aérea e a drenagem da infecção



 https://www.youtube.com/watch?v=v0L-dkXVA8g



Trombose do seio cavernoso

Causada por infecções odontogênicas (de dente), otogênicas (de ouvido), de origem paranasal, facial ou traumática. Suas manifestações clínicas são facilmente identificáveis e apresentam-se como alterações nas regiões da orbita ocular e periorbital, confirmando-se o diagnóstico através de exames imaginológicos. O tratamento dessa patologia é de urgência, e consiste na utilização de antibióticos de amplo espectro e, quando possível, terapia anticoagulante, além da eliminação do foco primário de infecção. Antes da descoberta da antibioticoterapia, a trombose de seio cavernoso geralmente resultava em sequelas neurológicas e visuais e, na maioria dos casos, morte. Porém, apesar de seu tratamento agressivo, a taxa de morbidade e mortalidade permanece relativamente alta. 

Os principais sintomas são: 
A protrusão e a fixação do globo ocular. (globo ocular se desloca para fora)
Rigidez e tumefação da região frontal adjacente e do nariz.
Podem ocorrer dilatação pupilar, lacrimejamento, fotofobia e perda da visão.
Muitas vezes a dor esta presente sobre o olho e ao longo da distribuição dos ramos oftalmico e maxilar do nervo trigemeo.
Equimoses e ptose (queda) palpebral são encontradas em mais de 90% dos pacientes afetados.
Embora muitos casos sejam no inicio unilaterais, sem o tratamento adequado, a infecção pode se disseminar para o lado oposto.
Podem ocorrer febre, calafrios, dores de cabeça, sudorese, taquicardia, nauseas e vomitos. Ocasionalmente, podem resultar abscessos cerebrais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário