Por definição, o abscesso apical agudo é um processo inflamatório agudo, caracterizado pela formação de pus, que afeta os tecidos que envolvem a região apical. tem evolução rápida e causa dor violenta.
O abscesso apical agudo pode ser causado por agentes físicos, químicos e microbianos, que são responsáveis por uma resposta inflamatória irreversível do órgão pulpar, com posterior infecção.
No abscesso apical agudo os microrganismos que causam a infecção pulpar passam do interior do canal radicular para o periápice
. O Abscesso apical agudo pode desenvolver-se como seqüencia de uma rarefação apical crônica, como o granuloma dental. Quando o abscesso alveolar agudo se desenvolve a partir da exacerbação de um granuloma apical, recebe o nome de Abscesso Fenix (o que resurgiu).
Características clínicas
- A dor e o mal estar provocado pelo abscesso apical agudo tem aumento progressivo e rápido com características de um processo inflamatório agudo na região do periápice.
- A dor é acentuada, pulsatil com formação de pus, dando sensação de pressão na área.
- Pode estar presente uma tumefação no fundo do vestíbulo e mobilidade dental.
- Sensibilidade extrema à percussão e à palpação.
- Os dentes vizinhos podem, também, apresentar-se sensíveis à percussão, porém com vitalidade pulpar.
- A radiografia pode apresentar aspecto normal da área apical ou mostrar um ligeiro espessamento da lâmina dura. Quando uma área de rarefação está presente, pode-se dizer que ocorreu a agudização de um processo crônico (Abscesso Fenix).
- Quando o abscesso apical agudo está confinado na região apical, as manifestações de ordem geral nem sempre são severas, porém podem estar presentes: bacteremia transitória, linfadenite regional e elevação da temperatura corporal.
- O pus presente na região periapical, se não drenado pelo canal, procura o caminho de menor resistência para exteriorizar-se. Enquanto o pus procura local de escape, ocorre aumento de pressão sobre o pericimento, provocando dor exacerbada. O pus, se não drenar pelo canal ou pelo ligamento periodontal, procura perfurar o osso cortical chegando a submucosa e formando a fístula.
- Ao extravasar o abscesso, a dor severa fica bem atenuada e pode mesmo desaparecer, em virtude do alívio da pressão.
O tratamento do Abscesso Apical Agudo, consiste em se estabelecer drenagem e eliminar a causa.
Se o paciente apresentar febre ou pertubações tóxicas, deve-se admistrar antibióticos apropriados . Caso o paciente não seja alérgico, indica-se penicilina. Caso contrário, eritromicina.
A drenagem deve ser procurada para que se possa resolver o processo mais rapidamente possível. esta drenagem pode ser feita via canal, via ligamento periodontal e incisão.
O vídeo esta em ingles, mas é muito interessante
Nenhum comentário:
Postar um comentário