sábado, 12 de novembro de 2016

CARCINOMA EPIDERMOIDE

Carcinoma Epidermoide

O carcinoma de células escamosas ou carcinoma epidermoide bucal (CEC) consiste na neoplasia maligna mais comum da cavidade oral, representando 90% a 96% dos cânceres bucais. Essa neoplasia tem origem nas células tronco epiteliais presentes na camada basal, Em lábio inferior, o carcinoma de células escamosas está intimamente ligado a exposição aos raios ultravioletas, sendo mais predominante em indivíduos leucodermas. As características clínicas são variáveis, mas é comum encontrar lesões ulceradas com bordas elevadas e endurecidas, facilmente sangrantes.  Em outras áreas da mucosa oral, está relacionado a hábitos deletérios como uso de tabaco e álcool, sendo mais prevalente em indivíduos do sexo masculino e acima de 50 anos, no entanto essas características tem mudado com o aumento da incidência em mulheres e jovens, nesses casos geralmente afeta língua e assoalho bucal e apresenta áreas eritroleucoplásicas e lesões ulceradas com bordas endurecidas.  
É importante observar que existem diferenças entre etiologia e prognóstico de carciomas epidermooides de labio, intrabucais e orofaringe.
O carcinoma de lábio geralmente acontece em  pacientes leucodermas (de pele clara) que exercem atividades ao ar livre estando expostos a radiação solar, associados a queilite actínica. São menos agressivos, com melhor prognóstico.
O carcinoma intrabucal esta associado a pacientes tabagistas e etilistas, sendo comum em borda lateral de lingua, assoalho bucal e palato. Apresentam pior prognóstico que o carcinoma de lábio

O Carcinoma de orofaringe esta associado ao HPV

O tratamento e o prognóstico do câncer oral estão significativamente vinculados ao estágio clínico da doença, sendo que as lesões iniciais apresentam alto índice de sobrevida e cura, o, os tumores com menos de 2 cm, nos quais ocorrem os maiores índices de metástases e recidivas, podem apresentar comportamento evolutivo distinto, sendo que seu tamanho se relaciona com maior perda de diferenciação (células tumorais  imaturas). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário